segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Capítulo Sete

PROGNÓSTICOS POSITIVOS DE CURA


Páscoa dorme cercada de travesseiros, na cama de casal do sobrado. As cortinas estão parcialmente abertas e a janela fechada. Dr. Eugênio e Herculano estão presentes, penteados, recompostos. O médico toma o pulso da paciente. Em seguida, bate de leve em sua face. Ela resmunga, mexe-se e se aquieta de novo. O doutor gosta da reação.
-- Parece estar bem.
Herculano espera que sim. Por ela. Por ele. É preciso pôr um fim nesse martírio
O médico deixa o quarto. Na mesa da sala, abre a sua caderneta; experimenta o suco servido por Quitéria, aprova, estala os lábios e escreve.
11/01/1904 – Tratamento de neurastenia crônica. A paciente foi levada ao mar. Retornou do banho, desfalecida. Tratada com inalação de clorofórmio, aquecimento do corpo e fricções no pulso, voltou a si. Em casa, mostrou-se fraca, porém dócil – atributo este não demonstrado ao longo do tratamento. Realizou a higiene pessoal. Tomou leite. Rompeu o silêncio de costume e perguntou se as janelas do quarto podiam ser abertas. Para disciplinar a paciente com histórico de muda rebeldia, o pedido foi parcialmente atendido e as cortinas descerradas. A paciente agradeceu – outra evidência da cordialidade a caminho e dos prognósticos positivos de cura. Recolhida à cama, adormeceu.
Toma mais um gole de suco e retoma a escrita.
Apesar de as estatísticas registrarem ocorrência de sono após o banho de mar, sobretudo nos países tropicais, vemos este fato como efeito do lastimável procedimento do banhista profissional. Em vez de três imersões do corpo com a cabeça para baixo, conforme orientações precisas, o citado manteve a paciente de pé. Esta, dominada pela força masculina, se lançou às consecutivas ondas e realizou uma longa imersão. No momento ainda dorme. O sono é calmo e os sinais vitais, medidos hora a hora, estão normais. A paciente será mantida no quarto, em reclusão parcial, até a nova visita semanal, quando os procedimentos serão reavaliados. Condições do mar propícias, com ondas baixas e temperatura da água agradável.
O médico bebe o final do suco e dá por encerrada a consulta – a paciente pode ficar sob os cuidados da família. Retira-se.


Copyright © 2013 by Maria Tereza O. S. Campos
Copyright de adaptação para Cinema e TV © 2005 by Maria Tereza O. S. Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário