A PESQUISA HISTÓRICA

IMAGINAÇÃO E PESQUISA


       Ao escrever O Rio e o Mar, entrelacei a ficção com o verídico e preenchi com a imaginação lacunas de questões históricas que, pelo menos para mim, ainda não estão respondidas. Tomei outras liberdades narrativas. Incorporei personagens da literatura oitocentista e personalidades da época retratada e dei voz a conteúdos de domínio público. De modo similar, à luz do olhar de contemporâneos de 1904 ou do passado recente desses idos, descrevi viagens e cenários, e redigi sobre questões nacionais – caso em que transcrições interligaram-se com o texto ficcional.
Pleno é o meu reconhecimento do trabalho intelectual desses autores e daqueles que os estudaram. De maneiras distintas, inspiraram e embasaram a criação. Para dar o crédito autoral a tantos e descortinar as liberdades tomadas, criei um apêndice, estruturado em tópicos, que irei postar em julho de 2015 - ano em que a cidade do Rio celebra 450 anos de sua fundação. Os tópicos são:
·         Percurso criativo e crédito autoral
·         Notas Temáticas
·         Marcos e Logradouros
·         Personalidades Históricas
·         Bibliografia 
O Rio e o Mar se completa com a divulgação desse Apêndice, e eu saldo parte da minha dívida criativa com aqueles que produziram conhecimento do seu tempo e deste passado.
A todos as minhas homenagens. 
        A autora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário