segunda-feira, 4 de maio de 2015

Capítulo Cinquenta e Um

ENTRE HIERARQUIAS


Theodoro ouve Silva Castro contar sobre o discurso de Herculano. Entende que a reserva do militar esconde combustão para a rebelião e pensa em como impedir os efeitos em Rodrigues Alves de outro intragável relatório confidencial.
-- Bom ter me contado. Irei ver quem pode aquietar o Capitão.
-- É caso de punição e rigorosa. Isso é indisciplina militar.
-- Exato, mas o rigor tem de ser na medida certa. Caso contrário, a punição vasa, e a imprensa dirá que é atentado à livre expressão. Melhor algo mais sutil.
-- Observarei esse ponto no meu reporte ao Ministro da Justiça.
-- Falar com Seabra é falar com o presidente. Acha conveniente sobrecarregá-lo?
Silva Castro hesita em responder, receoso de que outras fontes informem o ministro sobre o discurso de Herculano e seja interpelado pelo superior.
-- Penso em apenas pô-lo a par e dizer que estou atento.
-- Mas há o risco dele procurar Argolo. Em pouco tempo, a cúpula do Exército estará ciente. Isso não é bom. O mau humor pode se voltar contra você.
-- Ossos do ofício. O que fazer?
-- Dê-me antes a oportunidade de intervir na situação. 
-- De quanto tempo precisa?
-- Menos do que o necessário. Hoje mesmo tomarei providências a respeito.
-- Fico no seu aguardo, então.
Após o almoço, Theodoro surpreende Costallat com o pedido de audiência. Mais essa agora, retruca consigo mesmo o comandante da Escola Militar da Praia Vermelha. Autoriza o ajudante de ordem a fazer entrar o visitante.  
-- Posso voltar em outra hora, se preferir, diz Theodoro.
-- Por favor, tenho sempre tempo para o senhor.
-- Agradeço! Apesar de apreciar visitas programadas, quis vir me desculpar o quanto antes por não ter podido comparecer à solenidade de ontem.
-- Muito gentil de vossa parte.
-- Soube que o Capitão Dias discursou com uma verve vulcânica.
-- Apenas um arroubo patriótico, coisa do calor da hora, responde Costallat, incomodado com a velocidade da difusão da notícia.
-- Folgo em confirmar vossa análise equilibrada. Estamos todos sensibilizados com o lado difícil da reurbanização, quando não com os nervos à flor da pele.
-- Em breve tudo se acalmará. As razões do progresso sempre falam mais alto e, como amigo do Capitão, o senhor poderá aconselhá-lo.
-- Sim e me preocupar enquanto secretário do governo. Havia jornalistas?
-- Não vi nem soube da presença.
-- Antes isso. A plateia gostou do discurso?
-- Aplaudiu solidarizada com os afetado pelas demolições.
-- Agradeceria se me mantivesse informado sobre possíveis desdobramentos.
-- Terá notícias pelo nível hierárquico competente. Irei reportar o ocorrido e a vossa visita ao general Argolo tão logo ele retorne de sua viagem.
-- Claro. Inclusive, antes de vir, ponderei se não devia aguardar o retorno dele para lhe falar diretamente. Mas como conto com a vossa cordialidade, dei-me o direito de ser maleável com os protocolos da hierarquia.
-- Minhas portas estão sempre abertas para o senhor.
-- Agradeço. E quero ouvir vossa opinião. Mais que um professor, Dias é um patriota, apto para integrar a ocupação militar no Acre. Não vê assim?
-- O Capitão está preparado para servir o país onde for preciso.
-- Crê em transtorno para a Escola se houver uma transferência?
-- Temos no nosso quadro mestres à altura para substituí-lo, se for o caso.
-- Ótimo, porque em momento de nervos à flor da pele, o preparo e o patriotismo do Capitão podem ser mais úteis no Norte que dentro da sala de aula, não acha?
-- Essa avaliação é de alçada superior.
-- Estou certo de que sim e confiante de que Argolo irá apreciar minha sugestão ou pensar em outra tão recomendável quanto essa.
-- Esse é o procedimento.
-- Obrigado pela atenção. E, por favor, deixe-me saber se puder contribuir com algo mais para outra questão de interesse comum.
-- Agradeço a oferta.
-- O agradecimento é todo meu.
Não precisa de inimigos, quem tem um amigo como esse, pensa Costallat. Já Theodoro deixa o gabinete confiante nos resultados da sua conversa: para um bom entendedor meia palavra basta.  Dirige-se ao coche com a mente movimentada por outra questão: ouvir de Abdias que Valentin já embarcou para Belém do Pará.

Copyright © 2013 by Maria Tereza O. S. Campos
Copyright de adaptação para Cinema e TV © 2005 by Maria Tereza O. S. Campos


Nenhum comentário:

Postar um comentário