quinta-feira, 21 de maio de 2015

Capítulo Sessenta e Seis

QUE DIOS LOS ACOMPANHE


Abreu Vaz pensa, repensa, refaz perguntas e chega às mesmas conclusões: se é para gastar, há de se gastar direito. Posso hospedá-la num hotel. Se tudo der certo, se for moça honesta, mais pra frente, eu arrumo uma casinha pra nós. Deu-me a vida plena de volta. Vale esse mimo. Ademais trabalho tanto para quê? Tenho as prerrogativas da minha natureza e novamente sou homem com H. Ó meu piteuzinho! Não vivo mais sem você. E quem não tem uma amante nos dias atuais? Isso não é um mal à família. Apenas a extravagância de um cavalheiro. Carlota precisa espairecer. Passar uma temporada com Angélica! Depois desfrutar da companhia de Amarílis. E, na ida e na volta, se hospeda com Violeta. As duas se dão tão bem. Sempre senti as meninas terem ido morar longe, e nunca pensei no bem que essas viagens fariam a Carlota. Fora que toda mãe precisa estar próxima das filhas e acompanhar de perto a educação dos netos. No Natal todos vêm pra cá e a família celebra as festas unida e feliz. Assim será, porque morrerei em vida se perder o meu elixir.
Tudo bem pensado, Abreu Vaz parte em direção à Casa Rosada.
Ao ouvir a grande notícia, Mariinha o abraça.
-- Ó ioiô, isso é bom demais.
-- Mas terá de ser como eu mandar.
-- Pode ser diferente?
-- Vá arrumar suas coisas, então.
-- Tá tudo pronto, só falta falar com a senhora.
-- Já acertei com Ninon o que precisava acertar.
-- Não falo disso, mas do certo que todo homem tem de fazer.
-- O que quer agora, menina?
-- Pede minha mão pra senhora. Sou moça séria e o senhor não pode pedir minha mão pro meu pai de criação. Quero sair daqui direito. Faz mais esse agrado por mim, que todo dia farei um pra ti.
Mariinha e o magistrado saem da Casa Rosada, com a benção de Ninon. Soledad fecha a porta e caminha para os seus afazeres.
-- Tontita? Yo quien soy! Que Dios los acompanhe!

Copyright © 2013 by Maria Tereza O. S. Campos
Copyright de adaptação para Cinema e TV © 2005 by Maria Tereza O. S. Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário