sábado, 25 de abril de 2015

Capítulo Quarenta e Cinco

DE VITÓRIA E DE DERROTA


O público lota a Maison Moderne nesta noite de sábado. Garçons circulam por entre as mesas entregando pedidos ou anotando outros. Alguns – os referentes às apostas em Flecha Negra – não podem ser atendidos e provocam espantos e pilhérias após a declaração de que a casa só pratica prêmios para os vencedores do desafio da arte marcial. Os fregueses mais sagazes entendem que o local está sob a vigilância policial e se aquietam. Outros não. Demoram um pouco para descodificar o cifrado emitido pela feição dos garçons. E há os palermas inconformados. Não entendem a ginástica facial diante deles e reagem com uma insistência tal que os marca como agentes secretos de Barroso. Alguns de fato são e se unirão mais tarde ao delegado, escondido entre os arvoredos da Praça Tiradentes, em companhia do Raposo e de um piquete.
A programação se desenvolve conforme o esperado, menos para o delegado que vê os motivos da prisão pretendida reduzidos à prática da proibida capoeiragem, sem o incremento de prender em flagrante os apostadores durante o pagamento. Com o exequível do seu plano, sai do esconderijo com os guardas e se mete nos fundos da casa de diversões, onde, entre amigos, Flecha Negra celebra mais uma noite de glória. Pietro recebe Barroso com um sorriso.
-- Que grata surpresa!
-- Todos presos.  
-- O que se passa, estimado delegado?
-- Contravenção conforme o artigo 402 do Código Penal.
-- Como assim?
-- Isso o seu advogado perguntará ao juiz. Prendam todos por prática de agilidade e destreza corporal proibida.
-- Um momento. Tenho licença para exibir artes marciais.
Barroso parece inflar-se à medida que lê a defesa feita pelo juiz Abreu Vaz de que a arte marcial de Aníbal é um número de diversão incapaz de incitar o tumulto, ameaçar pessoa certa ou incerta e menos ainda de incutir temor de algum mal. As orelhas se ruborescem sob o efeito do argumento de que a ciência médica já apregoa os benefícios dos exercícios físicos para a saúde e os lábios se cerram com a conclusão: por todas essas razões e por se tratar de um espetáculo, autorizo a exibição das artes marciais. Diante de olhares satisfeitos ou cabreiros, Barroso engole em seco sua derrota e se retira em passos duros, seguido pelo seu piquete.

Copyright © 2013 by Maria Tereza O. S. Campos
Copyright de adaptação para Cinema e TV © 2005 by Maria Tereza O. S. Campos


Nenhum comentário:

Postar um comentário