domingo, 8 de março de 2015

Capítulo Sete

À MESA DO JOGO


A campanha republicana continuou em 1889 – e também os atritos entre os militares e o Visconde de Ouro Preto. Em setembro, o professor-militar Benjamin Constant proferiu um retumbante discurso na Escola da Praia Vermelha. Exigiu o fim das perseguições ao Exército e foi ovacionado pela mocidade militar que deu viva à República. Em olhar lampejante de confiança, Herculano reconheceu no mestre, estudioso da filosofia de Comte, o condutor da aspirada transição para a era positivista. O discurso repercutiu no Paço Imperial, na cidade e ainda em São Paulo e no Rio Grande do Sul, redutos de defensores do fim da monarquia.
Novembro começou com Ouro Preto discutindo como acabar de vez com as insubordinações do Exército e os militares em como ter os brios respeitados. Doente do coração, o marechal Deodoro, em companhia de Benjamin, autorizou alguns oficiais a congraçar mais pessoas para a reflexão. Mas foi categórico.
-- Precisamos dar uma lição em Ouro Preto – não pôr em risco o governo. Nosso único sustentáculo é a monarquia; se mal com ela, pior sem ela.
Recém-formado em Direito pela Universidade de Coimbra e em véspera de partir para Paris, Theodoro analisou a conjuntura política permeada também da expectativa de uma reforma da monarquia. Discutiu o tema com o pai.
-- Precisamos de descentralização. Defesas efetivas de interesses se fazem com governos locais autônomos e com agilidade de locomotivas.
Honório Augusto concordou, porém, com ressalvas.
-- Mas há de ser cuidadoso para o trem não descarrilhar. Foi o que Ouro Preto falou com o Rui.
-- Barbosa?
-- Sim. De uns tempos para cá, anda a defender o império federativo.
-- É um sujeito esperto.
-- Mas intransigente. Declinou o convite de Ouro Preto para preparar a reforma. Quis prazos acordados e ações consecutivas.
-- Sinal de que a monarquia está por um triz. Convém também aderir a República.
-- Até você?
-- Pouco importa a forma de governo, pai, e sim se manter na mesa do jogo.
-- Mas com a porteira fechada: aberta até boi assusta.

Copyright © 2013 by Maria Tereza O. S. Campos
Copyright de adaptação para Cinema e TV © 2005 by Maria Tereza O. S. Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário