sábado, 20 de junho de 2015

Capítulo Noventa e Sete

DO FALCÃO DESTRONADO


Ninon lê na coluna social de um jornal a nota sobre o falecimento de Carlota. De noite, Theodoro lhe conta que foi suicídio.
-- Não há como abafar uma informação como essa durante muito tempo. Enfim, tragédias acontecem.
-- Sabe dizer se as filhas já chegaram?
-- Não.
-- Vou visitar Abreu Vaz.
-- Agora?
-- As horas noturnas são apropriadas para mim.
Theodoro acaricia o rosto de Ninon de quem anda afastado. 
-- Entendo seu apreço ao magistrado, mas estou aqui.
-- E logo partirá. Curtas e retas são as trilhas do seu desejo.
-- É ainda aprendiz de maga, minha deusa, porque enquanto a olhava, pensava como a duração da volúpia é longa.
-- Sim para os amantes que gostam de se conquistar todos os dias.
-- Ando distante, mas não quer dizer que não a quero mais.
-- Possui alma de bandeirante: assentamentos o entendiam.
-- Alguma dúvida de que é a minha gema mais preciosa?
-- Nenhuma, mas conceda-me a virtude de compreender a sua natureza.
-- Adoro você. E lhe concedo também a expressão da virtude da amizade. Não a atrasarei mais para ir ao encontro de Abreu Vaz. Passo aqui amanhã – se der!
A cortesã o acompanha até a porta, tranquila em perceber que o desejo se foi e a amizade ficou. Tem como se defender da concorrência sem se sujeitar ao falcão destronado.  

Copyright © 2013 by Maria Tereza O. S. Campos
Copyright de adaptação para Cinema e TV © 2005 by Maria Tereza O. S. Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário