sábado, 6 de junho de 2015

Capítulo Setenta e Sete

DO MESTRE E DOS ALUNOS

Herculano entra na classe e ouve a menção ao seu artigo. O silêncio se faz com os estudantes em posição de sentido. A ordem de ficar à vontade é dada e todos se sentam. O mestre altera o plano de aula. 
-- Pelo visto um debate mobilizava os senhores. O tema era o projeto de lei da vacina obrigatória.  Porém esse projeto apenas reveste uma lei maior. De que lei falo?
-- Da livre-escolha, senhor.
-- Esse é um direito, cadete Silvestre, conquistado à medida que os homens passaram a perseguir a liberdade de pensar por si mesmo e não mais conforme os ditames de um rei e das crenças de sua Igreja. Nesse momento, começou a se instituir uma lei baseada na ciência que, se seguida, é capaz de fazer com que um povo fique de completo acordo com o seu governante. Já sabe a qual me refiro, não?
-- A ciência da Moral.
-- Exato. Dedicaremos nossa aula a refletir sobre a Moral e o projeto de Lei da Vacina obrigatória.  
Enquanto fala, Herculano observa as expressões de receptividade ao tema. Porém quando seus olhos alcançam os rostos dos alferes Leitão e Garcia, o ar suspeito deste e o insatisfeito daquele já foram substituídos pela fisionomia atenta.
  
Copyright © 2013 by Maria Tereza O. S. Campos
Copyright de adaptação para Cinema e TV © 2005 by Maria Tereza O. S. Campos


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