DO
MESTRE E DOS ALUNOS
Herculano
entra na classe e ouve a menção ao seu artigo. O silêncio se faz com os
estudantes em posição de sentido. A ordem de ficar à vontade é dada e todos se
sentam. O mestre altera o plano de aula.
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Pelo visto um debate mobilizava os senhores. O tema era o projeto de lei da vacina
obrigatória. Porém esse projeto apenas reveste
uma lei maior. De que lei falo?
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Da livre-escolha, senhor.
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Esse é um direito, cadete Silvestre, conquistado à medida que os homens passaram
a perseguir a liberdade de pensar por si mesmo e não mais conforme os ditames de
um rei e das crenças de sua Igreja. Nesse momento, começou a se instituir uma
lei baseada na ciência que, se seguida, é capaz de fazer com que um povo fique
de completo acordo com o seu governante. Já sabe a qual me refiro, não?
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A ciência da Moral.
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Exato. Dedicaremos nossa aula a refletir sobre a Moral e o projeto de Lei da
Vacina obrigatória.
Enquanto
fala, Herculano observa as expressões de receptividade ao tema. Porém quando
seus olhos alcançam os rostos dos alferes Leitão e Garcia, o ar suspeito deste
e o insatisfeito daquele já foram substituídos pela fisionomia atenta.
Copyright © 2013
by Maria Tereza O. S. Campos
Copyright de adaptação para Cinema
e TV © 2005 by Maria Tereza O. S. Campos
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