sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Quarenta e Três

NENHUMA BOA INTENÇÃO JUSTIFICA QUALQUER INFRAÇÃO


Tão logo entra em casa, Páscoa pede para Quitéria fazer ovos nevados para Maria Luísa. A ama chia.
-- Mal conheceu a moça e tá fazendo graça pra ela?
-- É delicadeza. Quero que se vista bem bonita e vá com Tião levar o doce lá na Rua das Laranjeiras.
Como recomendado, a mensageira parte toda engomada com a iguaria. Leva ainda um convite escrito em um cartão timbrado de Herculano.
Prezada Srta. Maria Luísa,
Foi uma grata satisfação conhecê-la. Eu e meu marido ficaremos muito honrados de lhe receber e ao Exmo. Senhor Juiz, seu irmão, em nossa casa. Por favor, deixe-me saber qual o melhor dia e horário.
Saudações
Páscoa. 
O cair da tarde traz o retorno. Maria Luísa agradece os ovos nevados e o convite. Avisa que falará com o irmão e que um portador levará a resposta. O próximo passo de Páscoa é comunicar a Herculano essa pequena ousadia, o que ocorre durante o jantar.
-- Hoje conheci uma senhora muito elegante na cidade.
-- E?
-- É irmã de um Juiz Municipal. Vieram de São Paulo.
-- Como se chama o marido?
-- É solteira, e se chama Maria Luísa Almeida Castro.
-- Almeida Castro... Não conheço.
-- Mudaram-se há pouco.
-- Sei.
-- É advogada.
O grau de instrução surpreende Herculano. Não porque combata o acesso da mulher à universidade. Aceita essa possibilidade como uma medida preventiva para o caso da orfandade ou da viuvez interpor-se no caminho de uma mulher sem renda. Sua surpresa decorre do potencial para o feminismo, já em voga na Europa e nos Estados Unidos da América, que geralmente acompanha a instrução demasiada conjugada com o estado civil de solteira. Talvez não seja esse o caso, pensa e averigua.
-- Pratica a profissão?
-- Não comentou.
-- Saberá educar bem os filhos que terá.
-- Tomei a liberdade de convidá-la e o irmão para nos visitar.
-- Como assim, tomou a liberdade?
-- Achei que fosse do seu interesse conhecer um juiz.
O zelo desarma Herculano. Porém, acha que precisa intervir nessa indisciplina, ainda que bem intencionada, mas incauta ao risco que a advogada pode ser.
-- Francamente, Páscoa, sua atitude passou das medidas. Conversa com estranhos na rua e ainda me impinge recebê-los em meu lar.
-- Desculpe, não precisa se zangar. Nem há a confirmação ainda.
O silêncio toma conta da mesa. Sofia se preocupa com o desenrolar da história. Páscoa também, mas prefere contornar a situação a perder a oportunidade de ser amiga de Maria Luísa. Não é possível que Herculano não queira aproveitar a ocasião para conhecer a opinião de um juiz sobre o Governo. Pode até descobrir um novo aliado para encorpar as fileiras da oposição. Está certa. O marido aventa essa possibilidade. Mesmo assim, para não perder o moral, agasta-se com a esposa. Mantém a cara fechada e posiciona-se mais uma vez ao se levantar da mesa.
-- Nenhuma boa intenção justifica qualquer infração. Estamos entendidos? 

Copyright © 2013 by Maria Tereza O. S. Campos
Copyright de adaptação para Cinema e TV © 2005 by Maria Tereza O. S. Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário