sábado, 24 de janeiro de 2015

Capítulo Quarenta

MEIA VERDADE


Preocupada em afastar Valentin do solar, Catarina conta para Theodoro sobre o banho de mar. O rosto dele se anuvia. 
-- Bastou eu me ausentar...
-- Precisava tentar.
-- Contra a minha vontade.
-- A favor do nosso desejo de ter um filho.
-- E se expôs aos comentários maliciosos do público.
-- Ninguém viu nada. Era muito cedo e Abdias estava lá, tomou conta.
-- Como pôde fazer isso comigo? Ainda mais com Valentin.
-- Preferia que fosse com um desconhecido?
-- Fui bem claro: com ninguém.
-- Desconhece a agonia de não poder gerar um filho do homem amado.
-- Imagino qual seja. Mas o problema não é este e sim que me desobedeceu.
-- Não dá para eu obedecer e ficar grávida. 
-- Catarina!
-- Banhar-me no mar foi uma recomendação do Dr. Eugênio.
-- Acabo com Valentin.
-- Não me perdoarei nem a você se reagir contra um querido que nos ajudou.
-- Devia ter pensado antes nas consequências.
-- Fiz como me ensinou: olhei apenas para os nossos interesses.
-- Pois recapitule sua aprendizagem quando se tratar de mim.
-- Não seja injusto. 
-- Você não tem limites.
-- Está me agitando. E eu não posso ficar nervosa.
-- O que faço com você?
-- Mande-me para a fazenda. Preciso descansar e estou saudosa de casa.
-- É uma criança, sem noção do que faz.
-- Vivo para fazê-lo feliz.
-- Talvez deva ir mesmo para Divisa.
-- Falei por falar! É horrível ficar longe de você.
-- Pois eu acho que é o melhor.
-- Se é o que quer e houver trem, posso partir até hoje mesmo.
-- Verei se é possível.
Catarina sente-se aliviada. Confia no silêncio de Valentin e na capacidade ímpar de Theodoro para resolver o impasse que deixa para trás. Puxa-o pelas mãos.
-- Vem, vamos voltar para a cama.
-- Não.
-- Mas foi para você que me banhei no mar.
Theodoro a mira, procurando encontrar em seu olhar a certeza de que ela lhe contou toda a verdade. Enxerga o brilho ardoroso da sua veneração por ele.
-- Sou sua, Theo, me possua; darei o filho que tanto quer.

Copyright © 2013 by Maria Tereza O. S. Campos
Copyright de adaptação para Cinema e TV © 2005 by Maria Tereza O. S. Campos


Nenhum comentário:

Postar um comentário