terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Capítulo Trinta e Dois

POR QUE EU?


Catarina escreve em seu diário, recostada nos travesseiros. Lê o texto e não gosta. Acha que usou de tantos subterfúgios para expressar suas expectativas de como aproveitar a ausência inesperada do marido que o resultado lhe parece uma grande reticência: um autorretrato vago, sem as cores nítidas da minha personalidade. Nada disso. Fora, fora. Arranca a página escrita. Como o esquecimento, o porvir terá de ser apagado também de suas páginas, meu querido. Abraça o travesseiro de Theodoro e a perspectiva de traí-lo intensifica o medo de ser estéril. Terá sido tudo em vão. Nossa senhora, anjo Gabriel, me deem um sinal. Deixa o leito, o quarto.
Logo mais, Valentin ouve o som do piano ao longe: Toca para me avisar que está acordada. O som atiça desejos, abranda dilemas e o faz deixar a casa de hóspedes. Atravessa o jardim. Chega ao terraço da ala do cotidiano do solar. Busca abrir a porta da sala de jantar. Está fechada. Segue para a biblioteca. Gira a maçaneta e a porta se abre. Entra. Uma tênue claridade vaza da sala de estar. Na penumbra, dirige-se para lá. À porta, empaca, em muda e excitante contemplação.
Catarina vê a sua imagem refletida no espelho. Antes de se sentar ao piano, destrancou a porta da biblioteca e acendeu apenas dois abajures. Aprovou o efeito da iluminação: branda para acalmar o pudor de se mostrar em trajes íntimos e o suficiente para iluminar o caminho até ela. Então pediu: estrela, estrela minha, me dê um sinal. Se for para eu me entregar, faça Valentin chegar. A presença dele ali é a confirmação de que está sob a monção da graça divina: poderá conceber sem pecado e para uma causa maior. Sim, porque sua criança nascerá em berço especial, será filho ou filha de um futuro presidente da República e, no futuro, o presidente ou a esposa de mais outro chefe da nação e assim por diante, em uma sucessão de feitos, que assegurarão a continuidade do poder da família.  
-- Aguardava você.
-- Não conseguiu dormir?
-- Não. Talvez depois.
-- Do quê, Catarina?
-- Sente-se aqui, do meu lado.
Sem esse chamado, talvez Valentin permanecesse parado na sua contemplação, vagando nos limites do território de Catarina e entregue aos devaneios de que poderia estar no lugar ocupado por Theodoro. Estimulado por tanto, senta-se na banqueta. A proximidade dos braços nus, dos cabelos soltos, do alvo colo, do delta oculto ao alcance das incursões mais ardentes, tudo o excita e o retém ali.
-- Por que me esperava?
-- Para lhe dizer que iremos ao mar amanhã.
-- Por que eu, Catarina?
-- Quem mais poderia me conceder tamanha graça?
-- Theodoro não gostará nada disso.
-- Abra o seu coração ao meu pedido.
-- Já abri, mas não sabe o que me pede.
-- Saberei com você. Vamos sair às quatro e meia da manhã. Por segurança, Abdias nos levará. Agora vá, durma bem.

Copyright © 2013 by Maria Tereza O. S. Campos
Copyright de adaptação para Cinema e TV © 2005 by Maria Tereza O. S. Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário