domingo, 11 de janeiro de 2015

Capítulo Quatro

A FRUSTRAÇÃO MENSAL


Theodoro prende suas abotoaduras. Num acaso do olhar, enxerga a camisola da mulher jogada num canto do chão. Com a ponta do pé, revolve o amontoado de pano. A mancha da menstruação se exibe. A frustração mensal de Catarina também é um desgaste para ele. Quer ser pai. Ter seu atestado de virilidade. Termina de se aprontar e deixa o quarto de vestir. Surge na biblioteca, onde a esposa escreve à escrivaninha. Aproxima-se e a beija na testa.
-- Já estou de saída.
-- E eu terminei a lista dos convidados para o sarau.
-- Até se lembrar de mais um que não pode faltar.
Em um giro, Catarina se levanta e passa os braços ao redor do pescoço do marido.
-- Meu raro, como esquecer um voto sequer que irá aprovar as reformas?
-- De onde vem tanta certeza?
-- De você, do sucesso que é.
Um sorriso prazeroso ilumina o semblante de Theodoro.
-- Está mesmo bem?
-- Sim e quero fazer um pedido.
-- Sou todo ouvidos.
-- Deixe-me tomar banho de mar.
-- Rainha, não recomece.
-- Um único banho.
-- Posso ver a lista?
-- Ó, Theo!
-- A lista. 
Soltam-se. Theodoro pega o papel sobre a mesa e a mulher insiste.
-- Sabe o que é esperar mês após mês, ano após ano e nada?
O marido sabe como é. Mas teme exposições que estimulem a imaginação alheia e favoreçam comentários desairosos à imagem do casal.
-- Conhece bem minhas razões.
-- Podemos ir a uma praia distante. Só com o Dr. Eugênio e um banhista.
-- Em política, isso já é uma multidão. 
-- Vamos então sozinhos. Nadar no mar deve ser como no rio. Não tenho medo.
-- Estou na minha hora.
Solta o papel sobre a mesa. Catarina abaixa a cabeça. Um carinho no queixo a ergue novamente.
-- Não marque esse rosto lindo com tristeza.
Com ar infantil, a mulher sorri.
-- Ah, Theo!
-- Assim que gosto de ver você.  Que tal me acompanhar até o coche?
Catarina aceita o braço oferecido pelo marido e os dois caminham.
-- Vem me buscar?
-- Não, nos encontramos no cais. Abdias a levará.

Copyright © 2013 by Maria Tereza O. S. Campos
Copyright de adaptação para Cinema e TV © 2005 by Maria Tereza O. S. Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário