sábado, 17 de janeiro de 2015

Capítulo Vinte e Três

O AVESSO DO SOLICITADO


Ao decidir-se novamente pela reportagem fotográfica da reurbanização, Valentin decidiu também criar uma oportunidade de realização. Desde então, trabalha como se a redução do impacto humano das demolições dependesse dele. Divide seu tempo entre escrever sobre o Brasil e a fotografar. Em nova incursão pela cidade, fotografa uma mulher fazendo um tapete de retalho num canto de uma praça. Conversa com a artesã e descobre que vive de aproveitar roupas descartadas. Remenda o que dá; dos trapos faz tapetes e invólucros para patuás. Vende tudo no comércio ambulante.
-- Onde mora?
-- Numa estalagem. 
-- Aluga um quarto?
-- Quem me dera! Alugo a vaga no chão. Forro com esteira e durmo em cima.
Valentin segue em frente. Fotografa flagrantes de pequenos comerciantes: a posse de perito de um barbeiro, a fidalguia de um alfaiate, o olhar brilhante do vendedor de um quiosque. Toma uma aguardente e ouve.
-- Isso aqui tá um deus-nos-acuda. Comida exposta não pode mais. Só nas caixinhas de vidro. E querem tudo novinho. Eu também. Mas quem paga a conta? Só faço pra levar a comida pra casa.
Registra a dança de um ambulante que ginga diante de sorridentes transeuntes com uma vassoura amarrada a um espanador de penas. Fotografa a concentração de um tatuador e o ar sem rumo de um casal que anda levando tralhas de casa nas costas.
-- De mudança, amigo?
-- No girogiro.
-- E pra onde vai?
-- De cá pra lá.
Fotografa um velho negro, sentado como estátua em frente de um ervanário e emoldurado por passarinhos em gaiolas, gamelas e cestos de palhas. Depois fotografa diferenças: meninos brancos, com material escolar, que cruzam com garotos negros descalços e de mãos abanando.
Ao longo dessa semana, seu relacionamento com o solar ocorre durante o jantar, com comentários superficiais acerca dos retratos que tem tirado na cidade. Os nomes das ruas evocam em Theodoro as imagens dos cortiços que precisam ir para o chão.
-- Quando veremos o material?
-- Semana que vem.
-- Muito bom.
Catarina sorri, disfarçando a inquietação com as revelações próximas do final do mês: terei engravidado?

Copyright © 2013 by Maria Tereza O. S. Campos
Copyright de adaptação para Cinema e TV © 2005 by Maria Tereza O. S. Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário